
Nome Científico: Carp
otroche brasiliensis (Achariaceae).

Características: Espécie arbórea com 5-20 m de altura e 10-40 cm de diâmetro. Suas folhas são simples, pubescentes quando jovens e com 10-18 cm de comprimento quando adultas. As flores são inicialmente brancas, tornando-se, com o tempo, amareladas com a zona central das pétalas de coloração marrom-parda. Existem plantas masculinas, femininas e hermafroditas. Os frutos são cápsulas globulares de coloração verde-escura.
Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente no sul da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de janeiro e São Paulo.
Madeira: Moderadamente pesada, compacta, difícil de trabalhar e medianamente durável em condições adversas. É própria para obras internas, marcenaria, carpintaria, confecção de caixas e para lenha e carvão.
Aspectos Ecológicos: Planta perenifólia ou semidecídua, indiferente às condições físicas do solo, característica da mata pluvial atlântica. Sua freqüência é muito baixa, ocorrendo predominantemente nas planícies aluviais, tanto na mata primária como nas formações secundárias. Floresce durante quase o ano todo, predominando entre os meses de junho a setembro. Os frutos amadurecem em agosto-setembro e são atrativos para animais silvestres, principalmente roedores. Por esse motivo é muito empregada na arborização de ruas e praças, bem como reflorestamentos
Comentários
Postar um comentário