
Nome Científico: Duguetia lanceolata (Annonaceae).
Características: Espécie arbórea com 15-20 m de altura e 40-60 cm de diametro, com casca fissurado. Suas folhas são simples, alternas, dísticas e glabras, medindo entre 8 e 12 cm de comprimento. As flores são grandes e de coloração arroxeadae os frutos são bacáceos, vermelhos e muito vistosos.
Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul, principailmente na floresta semidecídua de altitude e na mata pluvial atlântica.
Madeira: Pesada, moderadamente resistente e de baixa resistencia ao apodrecimento, porém, resistente ao ataque de cupins.
Aspectos Ecológicos: Planta perenifolia característica da mata pluvial atlântica. Ocorre geralmente em agrupamentos populacionais homogêneos em topos de morros onde o solo é bem drenado; entretanto, é comum em várzeas e beira de rios. A floração ocorre durante os meses de outubro-novembro e a frutificação entre março-maio. Os frutos são comestiveis e atraem grande quantidade de animais.
Comentários
Postar um comentário