
Nome Científico: Trema micrantha (Cannabaceae)
Características: Espécie arbórea com altura de 5-20 m e tronco de 20-40 cm de diâmetro, revestido por casca verrucosa. Suas folhas são simples, lanceoladas, ovaladas ou oblongo lanceoladas, com face superior áspera e esparsamente vilosa, a inferior vilosa e glabrescente, com nervura principal e secundárias proeminentes. Ao flores são reunidas em inflorescências esbranquiçadas dispostas com os pecíolos foliares e os frutos são globosos e de coloração alaranjada quando maduros.
Locais de Ocorrência: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul.
Madeira: Leve, macia ao corte, fraca, de baixa resistência ao apodrecimento. Pode ser aproveitada localmente para tabuado em geral e para a produção de lenha e carvão. Além disso, serve para a produção de pólvora.
Aspectos Ecológicos: Planta perenifólia ou semidecídua, pioneira, característica das formações secundarias das florestas semideciduais e pluvial atlântica. Ocorre em todos os tipos de ambientes, exceto os muito úmidos, o que explica sua vasta dispersão. É uma das primeiras espécies que ocorrem em áreas abandonadas, continuando a existir em todos os estágios da sucessão secundária, exceto na floresta clímax. Devido a estas características, não pode faltar em qualquer reflorestamento heterogêneo destinado à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.
Comentários
Postar um comentário