
Nome Científico: Guazuma ulmifolia (Malvaceae).
Características: Espécie arbórea com altura entre 8-16 m e tronco com 30-50 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma escamoso. Suas folhas são simples, ovaladas, cobertas por pubescência em ambas as faces e com 10 a 13 cm de comprimento por 4 a 6 cm de largura. Os frutos são cápsulas grosseiras de coloração escura e polpa seca e adocicada.
Locais de Ocorrência: Ocorre na floresta latifoliada semidecídua, em praticamente todo o país.
Madeira: Leve, pouco compacta, mole, de boa durabilidade quando protegida da chuva e umidade. É empregada na confecção de tonéis, construções internas, caixotaria e pasta celulósica. Além disso, produz carvão que pode ser transformado em pólvora de excelente qualidade e, a partir da casca, pode ser fabricado cordas.
Aspectos Ecológicos: Planta semidecídua, pioneira, característica das formações secundárias da floresta semidecídua da bacia do Paraná. Sua dispersão é ampla, porém irregular e descontínua, ocorrendo também em outras formações com altitudes de até 800 m. A floração ocorre a partir do final do mês de setembro, prolongando-se até o inicio de novembro. A maturação dos frutos ocorre em agosto-setembro, entretanto, permanecem na árvore.
Comentários
Postar um comentário