Informações da arvore: Monjoleiro

MONJOLEIRO

Características: Espécie arbórea espinescente com 15-20 m de altura, dotada de copa baixa e densa; tronco com 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma lenticelado. Suas folhas são alternas, estipuladas, compostas bipinadas, de 20-26 cm de comprimento. As fores são brancas e os frutos são legumes deiscentes contendo cerca de cinco sementes.
Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente da Região Amazônica até o estado do Paraná, na Floresta latifoliada Semidecídua.
Madeira: Moderadamente pesada, mole, porém resistente à serra. É própria para marcenaria, torno e obras internas.Além disso, a casca serve para curtir couro.
Aspectos Ecológicos: Planta semidecídua ou decídua, pioneira e muito encontrada nas florestas primárias da bacia do Rio Paraná. Nas formações secundárias, sua ocorrência é expressiva em todos os estágios sucessionais, principalmente, nas encostas e topos de morros de terrenos pedregosos. Sua copa frondosa somada a beleza das flores permite que seja empregada na arborização rural e, além disso, por ser uma espécie pioneira e rústica, é essencial em reflorestamentos mistos destinados à preservação permanente.

Comentários