
Nome Científico: Jacaranda macrantha (Bignoniaceae).
Características: Espécie com 8-12 m de altura e 20-30 cm de diâmero. As folhas são compostas bipinadas, de 40-50 cm de complimento, com 9-11 jugas. As flores são tubulares, características da família Bigoniaceae, de coloração rósea. Os frutos são cápsulas lenhosas de coloração escura contendo sementes aladas.
Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Madeira: Moderadamente pesada, macia ao corte, pouco compacta e de baixa durabilidade natural.
Aspectos Ecológicos: Planta pioneira, decídua, característica da floresta semidecídua de altitude. Apresenta baixa freqüência em toda área de ocorrência, tanto no interior da mata quanto em formações secundárias.
Plantio e Utilização: A madeira pode ser empregada m obras internas de construção civil e, além disso, a árvore é extremamente ornamental, podendo ser amplamente utilizado em projetos de paisagismo e na arborização urbana.
Produção de Mudas: As sementes, logo após serem coletadas, devem ser colocadas para germinação em canteiros semi-sombreados contendo substrato orgânico. A emergência ocorre entre 10 e 20 dias e a taxa de germinação geralmente é alta. O crescimento das plantas no campo é rápido.
Comentários
Postar um comentário